segunda-feira, 18 de julho de 2011

O que todo cristão deve saber sobre o natal

S ão Nicolau ou Santa Claus tem ligação com o NATAL. Na Bélgica porém, esse “santo” barbudo tem um dia próprio. São Nicolau ( Sinterklaas ou Sint Nicolaas), que é comemorado em 6 de dezembro, é um dos mais populares santos na Bélgica e nos países baixos. Muitas igrejas, capelas, ruas ou bairros levam o seu nome. É tradicionalmente conhecido com o “grande amigo das crianças”, que de bom grado lhes dá presentes no dia em que é comemorado.
Na véspera desse feriado, as crianças colocam um sapato ou um chinelo perto da chaminé, enquanto entoam suas pequenas canções. Foram informadas de que São Nicolau e seu servo Negro (chamado Pedro Negro) chegarão da Espanha naquela noite, de navio a vapor. Daí o santo cavalga por cima dos telhados no seu cavalo cinza, seguido por Pedro Negro, que carrega Maçãs, nozes, e outros produtos do campo. Não raro ele deixa também uma espécie de biscoito marrom, de especiarias, chamadas deSPECULAAS, ou biscoito do bispo, confeccionado em engenhosos formatos.Quem os recebe? As crianças que no ano em curso tiveram um bom comportamento. As desobedientes, porém, supostamente apanharão com a vara, ou ,pior ainda, poderão ser colocadas na grande sacola de Pedro Negro e levadas embora. É compreensível, portanto, que as crianças anseiem apaziguar esses visitantes noturnos.
Assim, Um copo de gim fica à espera do Santo (bebida predileta dos Gnomos), e uma cenoura e alguns cubinhos de açúcar ficam à disposição de seu cavalo.
Muitos países na Bélgica (como no Brasil), acham que o dia de São Nicolau é a ocasião mais feliz do ano. Eles se deliciam em observar os rostos esperançosos dos seus filhinhos, ansiosos de descobrir o que o bom santo trouxe. Assim, eles repassam a lenda (maligna) aos seus descendentes, mal sabendo de onde tais costumes se originaram.
A Enciclopédia Oosthoeks explica: ” A celebração de São Nicolau no lar se origina da festividade da Igreja (incluindo surpresa para as crianças) que, por sua vez, se originou de elementos pré-cristãos. São Nicolau , que cavalga por cima dos telhados, é o deus pagão ODIM (Wodan). São Nicolau era também o líder da louca corrida em que as almas dos mortos visitam a terra.
Sim, os teutônicos (Alemães) criam que Odim, ou Wodan, seu deus principal, conduzia as almas dos mortos numa furiosa corrida através do país durante os “doze dias maus” entre o Natal e a Epifânia ( dia de Reis – 6 de janeiro). A resultante ventania carregava as sementes dos produtos dos campos, estimulando a fertilidade.
E que dizer as MAÇÃS, DAS NOZES e dos outros produtos de outono que são presenteados por volta do dia de São Nicolau? Estes eram símbolos da fertilidade. Os povos antigos criam que podiam apaziguar seus deuses dando-lhes presentes durante os frios e escuros dias de inverno. Isto resultaria em maior fertilidade para o homem, o animal e o solo.
ODIM vinha acompanhado de seu servo Eckhard, o precursor de Pedro Negro, que também carregava uma vara. Mesmo na Idade Média, ainda era crença popular que certas árvores e plantas tornavam férteis os seres humanos, e que simplesmente bater numa mulher com um galho de tal árvore bastava para engravidá-la.
SIMILARIDADES ENTRE ODIN E SÃO NICOLAU
Livro: Feriados e Celebrações na Igreja e nos costumes Populares
SÃO NICOLAU
· Figura alta e poderosa num cavalo branco. Tem longa barba, um báculo na mão e uma mitra na cabeça… com amplo e folgado manto de bispo.
· Cavalga sobre os telhados e as crianças preparam feno, cenouras e águas para o cavalo. Biscoito de gengibre e a vara eram símbolo da fertilidade.
· Presenteador.
WODAN / ODIM
· Pessoa de alta estatura e barba branca. Usa um chapéu de aba larga, quase cobrindo-lhe os olhos. Tem na mão uma lança mágica. Veste um amplo manto e cavalga seu cavalo Cinza SLEIPINIR.
· Cavalga seu cavalo cinza pelo ar, e pessoas sobressaltadas ofereciam bolos recheados, além de carne e produtos do campo.
· Wodan também, enchia as botas e os sapatos de madeira colocados junto à chaminé com ouro.
Imigrantes holandeses que se estabeleciam na América do Norte levaram consigo a celebração de “SÃO NICOLAU”. Com o tempo o nome sofreu uma corruptela para “SANTA CLAUS”. O garboso bispo foi transformado num personagem de bochechas rosas, gordo, usando um traje vermelho vivo. A mitra de bispo foi substituída por um chapéu de elfo e o cavalo branco por um trenó puxado por renas. Santa Claus, contudo, continuou a ser um trazedor de presentes, ainda que sua visita tivesse mudado para a véspera do Natal.
Em regiões protestantes, o católico São Nicolau foi substituído pelo mais neutro PAPAI NOEL. Os elementos pagãos, contudo, são até hoje claramente discerníveis!NATAL E A COROA DE AZEVINHO
Outros costumes pagãos, além dos costumes tradicionais de Natal que observamos, sem percebermos, importamos outros mais que, por serem de origem pagã, são logo colocados com entusiasmo como: ” a coroa de azevinho” às vezes conhecida por “coroa de Natal “, o qual se enfeita a porta de muitos lares“cristãos” e o madeiro que se queima em lareira durante o Natal, às vezes chamamos de “acha de Natal” são relíquias de eras pré- cristãs “(isto é, pagãs), segundo a Enciclopédia Americana.
FrederIck J. Haskins no seu livro Answers to Questions ( Respostas a indagações), refere-se à coroa. As autoridades no assunto acreditam poder identificar o uso da coroa de azevinho com o “costume pagão de coroar as residências, os edifícios e os lugares de culto religioso, na festa em que ocorria durante o tempo em que se comemora o Natal.
NATAL E O MOVIMENTO NOVA ERA DOS GNOMOS
O que é um Gnomo? – Espírito FEIO-BELO de baixa estatura que devido a “época ecológica” enfocada principalmente pelo movimento NOVA ERA estão à tona e envolvendo supersticiosos, místicos, esotéricos e até crentes desavisados.
Papai Noel ou Wodan tem aspecto de um Gnomo. Atribui-se-lhes relação com a exploração mineira, a metalurgia e de modo Geral o mundo subterrâneo. São aparentemente caridosos mas na realidade maléficos e vingativos, anseiam por relação amorosas com seres humanos.
Segundo uma tradição, a feiticeira Jeanne Hervxliers teve por amante um gnomo durante trinta e seis anos. “Os gnomos são geralmente representados como pequeno e velhos de grande barba, usando um barrete (chapéu pontudo) frígido. Os gnomos come compota de maçãs, amoras, framboesa e especiais. De noite eles bebem um gostoso GIM temperado.
Há uma relação na aparência, comida, na maneira de vestir, no desejo de sexo e tudo isso é só porque tem a mesma origem : O INFERNO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário